Comemorando o Dia do trabalho 2020 e sua evolução

O dia do trabalho é um feriado internacional, dedicado ao trabalhador. Sendo comemorado no dia 1 de maio. Em tempos de crise, comemorar o dia do trabalho, ainda mais o dia do trabalho 2020, empregado e com a carteira assinada não é para qualquer um. É um privilégio.

Em alguns países o dia do trabalho não é feriado oficial. Então, nesse dia são organizadas manifestações em defesa dos trabalhadores. Essa data é em homenagem aos trabalhadores dos Estados Unidos que no dia 1º de maio de 1886, foram às ruas para pedir a redução da carga horária diária de trabalho.

Como o trabalho evoluiu ao longo do tempo 

dia do trabalho 2020

O trabalho vem evoluindo constantemente ao longo do tempo. Na antiguidade o trabalho realizado para as mais diversas funções era o trabalho escravo. Depois no período feudal, esse mesmo trabalho escravo passou a servidão.Aqui na servidão o trabalhador era como um escravo. Porém, como trabalhava na terra do patrão tirava proveito dela para suprir – se em sua alimentação, moradia e vestuário. Não tendo liberdade para dali sair.

No século XVI, acontece o fim da servidão, onde surgem as corporações que eram um grupo de artesãos. As relações de trabalho começaram a mudar de forma expressiva no século XVII e XVIII, a ideia de liberdade mostrou que o modelo de servidão era apenas uma modalidade de escravidão. Com isso, houve um amadurecimento dos trabalhadores, incentivando a formação de contratos de trabalho por tempo determinado em associações. Dessa forma, o trabalhador não teria que prestar um serviço permanente a um mesmo empregador.

A partir da Revolução Industrial com o advento das máquinas e com a expansão das cidades. Inicia-se a concentração de trabalhadores vinculados a uma mesma atividade laboral.Assim surgiram casos de injustiças e más condições de trabalho.

Na Revolução Industrial as condições laborais eram desumanas. Os trabalhadores eram desprotegidos. Nesse período os operários tinham que escolher entre sobreviver ou aceitarem os baixos salários o aumento das horas de trabalho de 14 e 16 horas, onde se trabalhava a semana inteira sem o repouso semanal remunerado.

Diante dessas condições as classes de trabalhadores começaram a lutar contra o patrão e o sistema capitalista. O Estado então passa a intervir diante das questões do patrão e seu empregado, admitindo que o trabalhador fosse hipossuficiente nas relações de trabalho, dando origem ao Direito do Trabalhador, criando-se leis trabalhistas e surgindo novas profissões.

Profissões que deixaram de existir

 Mas nem só de alegrias se comemora o Dia do Trabalho 2020. Devemos lembrar que muitas profissões deixaram de existir, ao longo dos anos, com a vinda da tecnologia. Fazendo com que o profissional da área mudasse de profissão.

As profissões que desapareceram são:

  • Leiteiro;
  • Operador de Telegráfo;
  • Cortador de gelo;
  • Telefonista;
  • Datilógrafos;
  • Vendedor de enciclopédia;
  • Atendente de videolocadora;
  • Assessorista
  • Foguista
  • Acendedor de poste;

Profissões que provavelmente deixarão de existir

A tecnologia está muito presente no dia a dia das pessoas e isso tem influenciado o desuso de algumas profissões. Muitos especialistas têm apostado que em um prazo de cinco a dez anos algumas profissões entrarão nessa lista acima. São elas:

  • Operador de telemarketing;
  • Preparador de imposto de renda;
  • Corretor de imóveis;
  • Árbitro;
  • Trabalhador rural;
  • Tradutor;
  • Caixa bancário.

A inteligência artificial e a sua influência no ambiente de trabalho

Nota-se que a inteligência artificial é uma realidade cada vez mais presente nas empresas. A ordem é inovar. Sair na frente, usar a tecnologia a favor da organização de modo cada vez mais competitivo e sustentável. Mas isso tem um preço, que muitas vezes quem paga são os trabalhadores.

E como é paga essa conta?

Essa conta é paga com o desaparecimento de muitas funções, que estão sendo substituídas pouco a pouco pela tecnologia. Onde antes quem atendia a um cliente por meio de uma central de atendimento telefônico, era uma pessoa. Hoje esse profissional está sendo substituído por uma voz eletrônica.

E como funciona?  Alguém grava previamente as respostas a serem dadas ao cliente de acordo com uma base de dados de repetidas perguntas realizadas por um número significativo de consumidores. Assim, ao ligar para uma dessas centrais, o sistema direciona a resposta de acordo com instruções do consumidor.

Feita todas essas explicações. Tenha em mente que ao comemorar o Dia do Trabalho 2020, você é um sobrevivente a tantas mudanças ocorridas.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply