Como se organizar para fazer o pagamento de contas? Veja aqui!

Para além de muitas outras responsabilidades, é preciso sempre sentar e programar o pagamento das contas mensais, principalmente quando o assunto é Tabela de Pagamento do IPVA 2021. Para alguns de nós, esta pode ser uma das tarefas menos favoritas. No entanto, é uma tarefa importante. 

Sem um sistema organizado de pagamento de faturas, os pagamentos podem ser atrasados ou completamente perdidos, resultando em taxas de atraso, penalidades e acréscimos de juros mais elevados. Os pagamentos tardios também podem arruinar o seu crédito.

Veja abaixo algumas soluções por meio de um passo a passo para organizar o seu processo de pagamento de faturas e mantê-lo sempre organizado. Você vai precisar de um computador, um conjunto de gavetas de plástico ou cartão, um lixo, caneta vermelha, bloco de notas, marcador, e carimbos.

Encontrar um local para o pagamento de faturas

O pagamento de contas será mais rápido e fácil se tiver um local de pagamento de contas específica onde se possa sentar. Não tem de ser um espaço grande: uma pequena mesa no canto da sua cozinha, uma prateleira no seu escritório em casa, ou simplesmente um cesto para guardar as suas ferramentas e materiais de pagamento de faturas.

Organize as suas notas de papel

A maioria das empresas tem hoje em dia uma opção de contas sem papel, como é o caso do IPVA, mas se ainda tiver algumas faturas em papel, então pode seguir estes passos para as processar. Abra-as assim que chegarem.

Usando uma caneta vermelha, anote a data de vencimento e o montante devido na frente de cada envelope. Preste muita atenção às datas de vencimento, uma vez que nem sempre são as mesmas todos os meses. Quando ler a sua fatura, realce quaisquer cobranças que questione para que possa acompanhar facilmente estas questões mais tarde. 

Recicle qualquer envelope que não inclua qualquer informação pessoal, como ofertas especiais ou promoções para outros produtos. Rasgue qualquer coisa que tenha informação pessoal sobre o mesmo. 

Por último, guarde as suas contas por pagar na gaveta superior do seu sistema de gavetas de plástico ou de cartão.

Organize as suas faturas e extratos eletrônicos

Utilizar um endereço de correio eletrônico separado para receber as contas eletrônicas, extratos bancários, extratos de investimento, etc. Isto irá garantir que não irá ignorar uma fatura se perca no meio dos outros e-mails que receber.

Veja as suas faturas e extratos online assim que receber os emails. Confirme que está de acordo com todos os encargos e o montante devido. Se encontrar uma discrepância, imprima o documento, destaque a cobrança, e coloque o papel na gaveta superior do seu sistema de gavetas de plástico ou cartão, juntamente com as suas faturas em papel não pagas. 

Em seguida, encaminhe cada e-mail para o seu endereço de e-mail pessoal e altere o assunto para incluir a entidade devida, a data de vencimento e o montante devido. 

Dessa forma, fica muito mais fácil de se organizar com o dinheiro e aquilo que deve ser pago.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *